coisas que eu queria aprender na escola



Ana Paula até um tempo atrás aparentava ser o clássico de menina nerd. Pra ser honesta, eu não era exatamente isso, nunca fui de estressar com escola, especialmente porque eu ia muito bem sem me esforçar muito - não dá pra não soar metida dizendo isso. Acontece que recentemente eu mudei de escola e e me peguei várias vezes na aula de química surpreendentemente revoltadíssima, porque eu aprendo orgânica, sem aprender o que é orgânica, pra que serve orgânica, em que momento eu poderei usar meus conhecimentos de orgânica e acabo o semestre sabendo nomear vários aldeídos, mas não sabendo merda nenhuma do que é um aldeído. E você sabe por que?
Escola claramente não te prepara pra vida. Não te prepara pra faculdade. Te prepara para um único dia da sua vida: o dia do

Vestibular. V-E-S-T-I-B-U-L-A-R. vestibular.

E eu estou ouvindo muito sobre isso porque ano que vem vou pro terceiro ano e já não aguento mais dessa porcaria. Eis coisas que eu queria ter aprendido na escola. 






# Como lidar com pessoas e comigo 
Tá todo mundo fodido. Isso que deveria ser estudado na escolar. Ler livros como A Redoma de Vidro  - sepá não, muito forte - e ter palestras com psicólogos que me expliquem porque eu me sinto assim e como me sentir melhor. Aprender  a ver sinais de depressão ou ansiedade em outras pessoas e como ajudar. Técnicas de relaxamento - yoga, sei lá - pra quem é estressado saber lidar. Entender relacionamentos, ver que sexualidade dos outros é escolha única e exclusiva dos outros. Sexo não mata, sexo não é obrigatório, sexo não vai definir as pessoas. 

# Política
Ano passado meu professor de sociologia perguntou qual a diferença de um senador e um deputado federal e NINGUÉM sabia. Não sei o que é uma CPI. Tem gente que xinga a Dilma pela reorganização das escolas estaduais em São Paulo. Porque eu voto? Como o Judiciário funciona? Democracia realmente é o melhor sistema? O que capitalismo tem a ver com isso? 

# Me preparar para a faculdade 
Além do óbvio, que seria realmente acompanhar os alunos e dar um apoio na hora de escolher o curso, a universidade e quais vestibulares prestar, o que diabos é um seminário? Como se faz fixamento? Relatório? (cri cri cri) 

# Arte - do jeito certo 
Pare de mandar crianças fazerem cópias do Abapuru. Tem que ter arte no ensino médio e tem que ter do jeito certo. Vocês já viram a parte de arte do The School of Life? Ou o Art Assingment? Arte no escola deveria ser mais sobre isso e menos sobre um cara apontando pra Guernica no data show. Queria muito que me fizessem fazer coisas de verdade, sabe? Talvez no primeiro ano deveria haver um campeonato de curtas ou um clube de teatro. 

# Inglês 
Graças a deus eu nunca dependi da escola pra aprender inglês.

# Deveria ser mais do que notas 
E isso é o mais importante: vejo gente que não se permite uma noite de folga dos estudos. E o pior é que essas pessoas tem completa convicção de que eles estão fazendo tudo certo e que são mais inteligente que os outros, ou mais merecedoras do que os outros porque claramente elas estão se esforçando mais. E assim, nós ignoramos que Joãozinho não consegue ficar horas sentado em fileira olhando para o nada e enchemos Joãozinho de rivotril porque com certeza, tem algo de errado com Joãozinho. Ou então Maria, que nada mais rápido e melhor que toda a cidade, por não conseguir lidar com matemática vai parar a natação: precisa se dedicar mais. Nós dizemos que Joãozinho e Maria são burros. Dizemos várias vezes. Por anos. Até que João e Maria acreditam que são burros. E isso é a coisa mais triste do mundo. 



Essa história de que devemos aprender tudo - físicaquimicamatematicahistoriaportuguês - é uma bobagem inventada por Iluministas que idealizaram esse modelo pensando em pessoas que não tinham acesso à democracia, à internet, à livros. Nós temos muito mais nas nossas mãos e não podemos ser tratados como esses mesmos  alunos. Ano que vem eu vou para o ultimo ano da minha vida escolar exausta, com sensação de não ter realmente aprendido nada, com professores que dão aula para meus colegas já faz anos e ainda não decoraram o nome da maioria da turma. E fico triste em saber que, no mais otimista cenário, daqui a uns 30 anos vamos ter mudado alguma coisinha. 

Comentários

  1. Concordo que deveriam falar sobre política nas escolas. Talvez assim, nós entenderíamos melhor sobre como realmente funciona cada coisa e talvez o voto nem precisasse ser obrigatório, pois teria muito mais pessoas interessadas sobre o assunto. Eu também não entendo quase nada.
    E concordo que deveria ser além da importância de tirar notas nas provas.
    Quem sabe ainda inventam uma escola assim?
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas